A formação do 1º de Agosto venceu ontem o campeonato nacional de atletismo em seniores, ao somar 20 medalhas, das quais oito de ouro, em prova disputada na pista do estádio dos Coqueiros.
Na segunda posição ficou o Interclube com 16 medalhas conquistadas, ao passo que o Recreativo do Libolo ocupou a terceira posição com três.
Ainda no sector masculino, o destaque recai no atleta Prisca Baltazar, do 1º de Agosto, que confirmou a sua hegemonia nas provas de velocidade, ao fazer o melhor tempo nas provas dos 100 metros, com dez segundos e 43 décimos, e nos 200 metros com 21 segundos e 35 décimos, respectivamente.
Outro destaque foi o fundista Tiago Baptista, do Recreativo do Libolo, que triunfou na disciplina dos dez e cinco mil metros. Nicolau Palanca também conseguiu fazer o melhor tempo na disciplina dos 400 metros, ao cronometrar 48 segundos e 15 décimos.
Na prova dos 1500 metros, Manuel Lourenço, do Interclube, atingiu a melhor marca com o tempo de três minutos e 51 segundos.
Em femininos, o 1º de Agosto também sagrou-se campeão, com oito medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. O colégio ABC do Namibe ficou na segunda posição da tabela com sete medalhas conquistadas e o Interclube na terceira com igual número.
Na prova dos dez mil metros, o triunfo coube a Joana Baptista, do Ara da Gabela, com 41 minutos e 23 segundos. Fernanda Muquixi, da formação militar, demonstrou mais uma vez a sua superioridade nas provas de velocidade, ao vencer nos 100 e 200 metros. A atleta vai representar Angola nos Jogos Africanos de Maputo.Guilhermina Aleixo, do 1º de Agosto, conquistou a medalha de ouro nos 400 metros, ao passo que nos 1500 metros o primeiro lugar coube a Felismina Cavela, do Ara da Gabela. Nos 5000 metros, Teresa Chicolile foi a vencedora com a marca de 18 minutos e 13 segundos.
Fonte: Jornal de Angola