Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
6.8 C
Lisboa

O percurso literário do autor

Poeta, escritor e ensaísta angolano, António Fonseca nasceu no dia 9 de Julho de 1956, na região do Ambriz, e licenciou-se em Economia pela Universidade Agostinho Neto, tendo concluído um mestrado em estudos especializados de Políticas Culturais e Acção Artística Internacional pela Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade de Bourgogne, em França.
Frequentou o curso de Formação Internacional de Cultura na área de concepção, decisão e gestão culturais e, com esta especialização, tem orientado a sua actividade profissional neste domínio.
Desempenhou cargos de direcção em empresas e instituições vocacionadas para a actividade cultural, tais como a Empresa Nacional do Disco e Publicações e o Instituto Nacional do Livro e do Disco, tuteladas pelo Ministério da Cultura, a última das quais dirige actualmente.
António Fonseca é responsável, há mais de vinte anos, pelo programa “Antologia”, da Rádio Nacional de Angola, invertendo a tendência de desaparecimento da tradição oral, nomeadamente a literatura.
É co-fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJL) e da União dos Escritores Angolanos (UEA), e tem publicadas as seguintes obras: Raízes (1982), Sobre os kikongos de Angola (1985), Poemas de raiz e voz (1985), Crónica de um tempo de silêncio (1988), Contribuição ao estudo da literatura oral angolana (1996), Histórias e memórias desancoradas (2006), Contos de Antologia (2008), Primo Narciso e outras histórias (Prémio cidade de Luanda, 2010) e tem no prelo a obra Da vida e morte de Ufano Garcia (Mahezu).

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uíge: UNITA e FNLA acusam Governo provincial de favorecer militantes do MPLA na distribuição de terras

UNITA e FNLA, na oposição em Angola, acusam o Governo provincial do Uíge de excluir seus militantres do processo...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema