Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
5.7 C
Lisboa

Isaías Samakuva pede colaboração

O líder da UNITA, Isaías Samakuva, exortou sábado, no Lubango, à população no sentido de colaborar com o Executivo, líderes religiosos, autoridades tradicionais e a sociedade civil na mobilização dos jovens com idade para votar a aderirem aos postos de actualização do registo eleitoral, que decorre até Dezembro próximo.
Isaías Samakuva, que falava num acto público na Praça João Paulo II, salientou que, além do registo dos jovens que completam 18 anos, está também em curso a actualização do cartão de eleitor.
“O voto é um acto de cidadania. Para que o cidadão exerça tal direito, precisa de se registar. Por isso, exorto aos pais e encarregados de educação a mobilizarem os seus familiares que completam e maiores de 18 anos a dirigirem-se aos postos de actualização do registo eleitoral”.
O presidente da UNITA falou também dos debates sobre o novo pacote do registo Eleitoral e salientou que o programa não é só dos deputados, mas de todos os angolanos. Isaías Samakuva exortou a população a acompanhar os debates políticos, pois dizem respeito à vida de todos angolanos.
O líder da UNITA defendeu maior diálogo com a população, para que se possa auscultar os seus problemas e encontrar as soluções adequadas.  Isaías Samakuva avaliou também o grau de execução das actividades da UNITA na província da Huíla. Nesta visita fez-se acompanhar pelo secretário nacional para o Património, Adalberto Júnior, do deputado Demóstenes Tchilinga Utila, da vice-presidente da LIMA, do secretário-geral da JURA e de altos membros da comissão política do seu partido.
A grande preocupação do momento, disse o líder da UNITA, prende-se com a preparação das próximas eleições previstas para 2012. Por isso, Isaías Samakuva exortou os seus militantes a trabalharem arduamente para que os objectivos preconizados pela direcção do partido sejam alcançados.

Requalificação urbana

Isaías Samakuva reconheceu que o programa de requalificação das cidades do país é uma acção legítima do governo e que existem áreas “nobres” em que os cidadãos construíram as casas de forma desordenada e que urge corrigir.
“Em função das construções desordenadas, as cidades perderam a sua real configuração arquitectónica. Não existe saneamento e, em muitos casos, as áreas projectadas para a circulação foram também ocupadas”, disse o líder da UNITA, que defende um “realojamento condigno” antes de se iniciar a requalificação. “Existem pessoas que construíram as suas casas ao longo das linhas férreas, nas condutas de água e nas áreas projectadas para as ruas e outras vias de acesso. É legítimo requalificar estas áreas, mas é necessário que haja transferência de populares de forma digna”, disse.
Outras acções mencionadas pelo líder da UNITA têm a ver com o acesso à saúde e educação. Isaías Samakuva reconheceu que estão a ser construídas infra-estruturas nesse domínio. Porem, avançou ser importante que se crie mais oportunidade de emprego aos jovens para que os serviços funcionem com normalidade. Isaías Samakuva disse verificar-se ainda a existência de muitas escolas, hospitais e outras infra-estruturas nos municípios e aldeias que funcionam com insuficiências por falta de quadros e pediu mais oportunidade de trabalho para os jovens.
A secretária provincial da UNITA na Huíla, Amélia Judite, pediu ao líder do partido para que utilize a sua influência política junto das estruturas do Estado para que a onda de desmaios que afectou algumas escolas da província da Huíla seja esclarecida e eliminada.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galaxy S com câmera de 200 megapixels é teste de poder de marca da Samsung

A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema