A rede mercantil na província do Huambo vai ser alargada, ainda este ano, com a construção de 100 lojas rurais.
A iniciativa é do Ministério do Comércio, que pretende instalar as superfícies comerciais em cinco municípios da província do Huambo.
De acordo com a ministra do Comércio, Maria Idalina Valente, que falava este sábado à imprensa no final da visita de três dias que efectuou à província, cada um dos cinco municípios vai ser contemplado com 20 lojas rurais.
A governante frisou que os municípios do Huambo, Bailundo e Caála, por possuírem infra-estruturas para o efeito, constam entre os que vão ser abrangidos nesta primeira fase da aplicação do programa de comércio rural.
Informou que a criação das lojas nas zonas rurais vai também facilitar o escoamento dos produtos do campo para os mercados consumidores, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico das localidades a serem beneficiadas e satisfazer as necessidades dos populares.
Durante a sua estada nesta região, a ministra do Comércio efectuou visitas de constatação aos centros de distribuição e de logística, de recolha de produtos agrícolas, à cooperativa do vale do Calai e manteve encontro com os produtores, comerciantes e empresários das províncias do Huambo e de Luanda para traçarem metodologias que visam escoar a produção agropecuária.
Idalina Valente, que teve encontros separados com o governador provincial, Faustino Muteka, e o vice-governador para a esfera económica, Henrique Deolindo Barbosa, reuniu-se também com os directores provinciais do Comércio, Hotelaria e Turismo, Indústria, Geologia e Minas, Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e Transportes.
Fonte: Jornal de Angola