Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
8.4 C
Lisboa

José Eduardo e Joseph Kabila estiveram reunidos em Luanda

O Chefe de Estado José Eduardo dos Santos recebeu, ontem, no Palácio da Cidade Alta, o seu homólogo da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, com quem abordou, num encontro privado, questões ligadas ao reforço da cooperação entre os dois países.
Durante pouco mais de uma hora, José Eduardo dos Santos e Joseph Kabila trocaram impressões e informações sobre questões de interesse bilateral e regional, com realce para a cooperação no domínio do petróleo, da segurança na fronteira comum, e da realização este mês, em Luanda, da cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Os dois estadistas debruçaram-se ainda sobre os esforços para a paz e estabilidade na região e sobre o andamento do processo preparatório das eleições presidenciais na RDC, que se realizam a 28 de Novembro, às quais Kabila deve concorrer à própria sucessão pelo partido da Aliança da Maioria Presidencial (AMP).
Depois do encontro particular, o líder congolês foi brindado com um almoço oficial no Salão Nobre do Palácio Presidencial, no qual também participaram os membros da comitiva do Presidente Joseph Kabila e membros do Executivo angolano.
Nesta sua visita de trabalho a Angola, o Presidente da RDC fez-se acompanhar do vice-primeiro-ministro Adolphe Lumano, que acumula as pastas do Interior e Segurança, do ministro da Cooperação Internacional e Regional, Raymond Tshibanda, e da ministra Jeannine Mabunda Lioko Mudiayi, que responde pelo sector empresarial público.
A visita do Presidente Joseph Kabila a Angola durou pouco mais de cinco horas. O Chefe de Estado congolês foi recebido no aeroporto internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e por funcionários da embaixada da República Democrática do Congo em Luanda.  Coube igualmente ao chefe da diplomacia angolana apresentar cumprimentos de despedida ao final da tarde de ontem a Joseph Kabila. Chikoti esteve acompanhado da vice-governadora de Luanda, Carla de Sousa, do director para África do Ministério das Relações Exteriores e de funcionários da embaixada da República Democrática do Congo em Angola.

Fonte: Jornal de Angola

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem são os favoritos para vencer eleição de presidente do Senado?

A eleição que definirá quem irá presidir o Senado até janeiro de 2025 acontece na próxima quarta-feira (1º) e,...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema