Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

José Ramos-Horta em visita a Angola

0

O Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse ontem, em Luanda, que o seu país pretende reforçar a cooperação com Angola nos domínios energético e da defesa.
“Timor-Leste pretende reforçar a cooperação e a troca de experiências com Angola em vários domínios, entre os quais os da defesa e energético”, afirmou Ramos-Horta, à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, logo após a chegada ao país para uma visita oficial de três dias.
O Presidente timorense referiu que pretende reforçar a cooperação com Angola no domínio da defesa, mais propriamente na organização das Forças Armadas e desmobilização de militares, e que, por isso, é acompanhado pelo ministro da Defesa da defesa do seu país.
Quanto à questão energética, lembrou que Angola é um país em crescimento económico, com vasta experiência em petróleos.
O Presidente timorense vai visitar a SONILS, adstrita à Sonangol, responsável pela administração e exploração do petróleo e gás natural em Angola.
Ramos-Horta disse que o seu país, em fase de desenvolvimento energético, produz pequenas quantidades de gás natural, o necessário para Timor-Leste.
O Presidente timorense lamentou a falta de recursos humanos no seu país, citando o apoio que tem referido dos Países da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa.

O Chefe de Estado de Timor-Leste e a delegação que o acompanha foram recebidos à chegada a Luanda pelo ministro da Defesa, Cândido Van-Dúnem, e por outros elementos do Executivo.
Angola e Timor-Leste cooperam em vários domínios, entre os quais parlamentar, educação e defesa.

Programa

O Chefe de Estado do Timor-Leste deposita, hoje, uma coroa de flores no monumento do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, e em seguida parte para o Palácio Presidencial onde lhe são apresentados os cumprimentos de boas-vindas pelo homólogo José Eduardo dos Santos. Após à cerimónia, os dois estadistas têm um encontro em privado, seguindo-se conversações entre delegações dos dois países. José Ramos-Horta participa numa sessão solene extraordinária da Assembleia Nacional, em sua honra.
A ida a lugares de interesse económicos e social, como a Zona Económica Especial, onde visita três unidades fabris, a base da Sonils e a unidade hospitalar Girassol, constam, igualmente, do programa da estada de Ramos-Horta em Angola.
Em 2009, durante a visita a Angola do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, os dois países comprometeram-se a continuar a assumir uma atitude de profundo respeito pelo primado do Direito Internacional, de modo a contribuir para a paz e estabilidade mundial, particularmente para se ultrapassar a actual crise económica e financeira  internacional.
As partes manifestaram-se satisfeitas com os encontros mantidos por Xanana Gusmão com alguns titulares dos ministérios das Relações Exteriores, dos Petróleos, da Agricultura, Geologia e Minas, Administração do Território, Finanças, BNA e ANIP.

 

 

 

Fonte: Jornal de Angola

1 comentário
  1. António Santos Diz

    Deixe-me elogia-lo sr Jorge Monteiro pela excelente iniciativa que êh este magnifico portal que há muito se fazia sentir entre nos.
    Dias dos Santos

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »