Vice-primeiro-ministro da Federação Russa em Angola para reforço da cooperação

YURI TRUTNEV, VICE-PRIMEIRO-MINISTRO DA FEDERAÇÃO RUSSA (DR)

O vice-primeiro-ministro da Federação Russa, Yuri Trutnev, chegou na manhã de hoje (segunda-feira), a Luanda, para uma visita oficial de algumas horas, destinada ao reforço da cooperação bilateral.

O governante, que chefia uma delegação de alto nível do Estado russo, foi recebido, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo director para Europa do Ministério das Relações Exteriores, Francisco da Cruz, acompanhado por diplomatas e altos funcionários do Ministério.

No final da manhã desta segunda-feira, 13, Yuri Trutnev será recebido em audiência pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta.

O visitante reunir-se-á, ainda, com membros do poder executivo e altos funcionários do governo e de empresas públicas, nomeadamente a Endiama e a Sodiam, que possuem novas direções, em função da constituição do novo governo, a fim de definirem novos paradigmas de cooperação.

Os dois países desenvolvem excelentes relações de cooperação, sobretudo nos sectores da Defesa e Segurança, Transportes, Educação, Geologia e Minas, Pescas, Petróleos e Gás, Telecomunicações, Energia e Águas entre outros, notabilizando-se o acordo para a construção do primeiro satélite angolano, cujo lançamento está marcado para 07 de Dezembro do ano em curso.

Luanda é a primeira etapa de um périplo que o vice-primeiro-ministro da Federação Russa e sua comitiva efectuam pelo continente africano, seguindo-se a África do Sul.

O Presidente Russo, Vladimir Putin, foi o primeiro estadista mundial a reconhecer a vitória do MPLA e do candidato João Lourenço, nas eleições gerais de 23 de Agosto de 2017. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA