Trump toma chá com homólogo chinês em inicio de visita à China

(DR)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, tomaram hoje chá juntos, acompanhados pelas suas mulheres, no arranque de uma visita de Estado do líder norte-americano à China, anunciou a Reuters.

A Cidade Proibida, um antigo complexo imperial situado no coração de Pequim, está normalmente repleto de turistas, mas hoje encontra-se vazio para receber Trump.

Os líderes das duas maiores economias do planeta terão hoje e quinta-feira várias reuniões, centradas em questões comerciais e no programa nuclear da Coreia do Norte.

Trump aterrou em Pequim horas depois de ter feito um discurso na Assembleia Nacional da Coreia do Sul, onde voltou a pressionar a China a parar de apoiar a Coreia do Norte.

Pequim é o principal aliado diplomático e parceiro comercial de Pyongyang.

A visita ocorre também numa altura de crescente tensão entre Washington e Pequim a volta das questões como acesso ao mercado e transferência de tecnologia.

Durante a sua campanha eleitoral, Trump acusou várias vezes a China de concorrência desleal.

Antes de partir para um périplo pela Ásia, o líder norte-americano afirmou que o défice norte-americano na balança comercial com Pequim – 347 mil milhões de dólares em 2016 – “é tão mau que dá vergonha”. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA