Sacerdote apela para respeito aos defuntos

Cuanza Norte: Fiéis celebram dia dos finados e oram a favor dos defuntos (Foto: Edilson Lourenço)

O pároco da igreja católica no município do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, Joaquim da Silva Ferreira, apelou hoje, quinta-feira, aos munícipes no sentido de respeitar os seus ente- queridos.

Ao celebrar a missa no dia dos finados no cemitério local, o sacerdote deplorou a forma como as comunidades choram actualmente os seus mortos, com canções obscenas, músicas alta, uso excessivo de bebidas alcoólicas, transformando o momento de tristeza, dor e luto em ambiente de alegria e festa, num gesto de desprezo pelos falecidos.

Considerou que este tipo de comportamento não faz parte da cultura africana e angolana, em particular, tendo por isso defendido a necessidade dos cidadãos de terem mais respeito para com os que já partiram, dado o respeito e consideração que merecem.

O mesmo desejou eterno descanso aos padres, catequistas e fiéis falecidos que deram o seu contributo no desenvolvimento e expansão da comunidade católica na região.

Desejou, igualmente, “bom repouso” aos soldados que perderam as suas vidas em defesa da pátria angolana permitindo o alcance da independência e da paz.

Lembrou que o dia dos finados deve servir de reflexão para a sociedade, visto que a morte é destino de todo ser humano, sem distinção de raça, cor, filiação partidária, género e denominação religiosa.

A missa decorreu no cemitério municipal, na presença de centenas de fiéis católicos, depois da campanha de limpeza e embelezamento efectuada pelos familiares ao campo santo. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA