Projecto agrícola colhe 300 toneladas produtos diversos

HUÍLA: XUE ZHONG CHUN - AGRICULTOR (FOTO: FERNANDO JAMBA)

Trezentas toneladas de produtos diversos foram colhidas, em Setembro último, no município da Matala, província da Huíla, no projecto agrícola “Leijun-ca”, da empresa China Hyway, lançado em 2016.

O projecto ocupa uma área de 500 hectares e destina-se a produção de arroz, milho, batata-rena e cebola.

A batata-rena produzida está a ser conservada nas câmaras de frio e será vendida em Dezembro próximo, enquanto a cebola, o milho, o arroz e outros produtos já foram comercializados localmente e em outros municípios vizinhos.

O director do projecto, Xue Zhong, informou que foram feitos estudos (experimentais) para avaliar a qualidade dos solos, que resultaram na produção de 200 toneladas de batata-rena, 180 de cebola, 1.400 de milho e uma tonelada de arroz.

Ainda na fase experimental, o projecto prevê trabalhar este ano em quatro hectares de arroz, 100 de milho, 50 de cebola e 80 de batata-rena. Prevê igualmente continuar a executar o projecto para o desenvolvimento integral de todas as terras consignadas no contrato.

Em relação as sementes, o projecto beneficia de apoio de algumas empresas chinesas no fornecimento das mesmas, ao mesmo tempo que trabalha na criação de condições para a produção de semente de arroz, batata-rena, cebola, alho e milho.

Entretanto, para além da produção de cereais, o projecto vai apostar na criação de aves, caprinos e peixe, dada importância dos animais no desenvolvimento socio-económico da região.

O município da Matala dista 180 quilómetros a leste do Lubango e possui um perímetro irrigado com 11 mil hectares, dos quais 7.900 são irrigados através de um canal de 42 quilómetros. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA