Presidente da República rende homenagem ao general João de Matos

Presidente da República, João Lourenço (Arq) (DR)

O Presidente da República, João Lourenço, rendeu nesta terça-feira homenagem ao antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general João Baptista de Matos, falecido sábado, por doença, na cidade de Madrid, em Espanha, aos 62 anos de idade.

No velório realizado no quartel-general do Exército (ex-R 20), o Chefe de Estado, acompanhado da esposa, Ana Dias Lourenço, depois de ter sido entoado o Hino Nacional, depositou uma coroa de flores e inclinou-se junto da urna onde repousavam os restos mortais de João de Matos.

Condoído o Presidente transmitiu sentimentos de condolências à família enlutada no velório, que foi antecedido de uma missa de corpo presente.

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, os juízes presidentes dos Tribunais Superiores, os Procuradores-Gerais da República e Militar, deputados, governantes e altas patentes militares, no activo e na reserva, marcaram presença.

Logo após ao anúncio da morte, o Presidente João Lourenço ressalta que o general João Baptista de Matos faz parte da história recente da República de Angola e é uma referência para a juventude na defesa dos mais nobres valores da cidadania.

Referiu que desempenho e dedicação do finado Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA constituíram uma contribuição inequívoca para o alcance da paz, reconciliação nacional e manutenção da integridade territorial.

O Presidente da República refere que o amor pelo país levou o general João de Matos a dedicar incansavelmente recursos ao seu dispor para a preservação da biodiversidade, tendo sido um dos principais impulsionadores da localização e protecção da Palanca Negra Gigante e do Parque Nacional da Kissama.

“Neste momento de dor e luto, o Presidente da República, João Lourenço, curva-se perante a sua memória e endereça à família enlutada e às Forças Armadas Angolanas, os mais sentidos pesares”.

General na reforma, João de Matos foi o primeiro Chefe do Estado Maior General das FAA. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA