Namibe: Padre aponta drogas como principais causas na desestruturação de famílias

Consumo de Álcool. (Foto: iStock)

As drogas são algumas das principais causas da desestruturação de famílias, onde as maiores vítimas tem sido as crianças, considerou, hoje, quarta-feira, nesta cidade, o padre da Igreja Católica no Namibe, Abel Calanja.

O prelado fez esta consideração durante uma palestra sobre “as drogas e suas consequências” dirigida aos estudantes do Colégio do II ciclo de Formação de Professores “Patrice Lumumba”, numa promoção da Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos , em coordenação com o Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas.

Abel Calanja disse ainda na sua dissertação que o uso das drogas tem permitido o abandono de muitas famílias como de “ pais que deixam os lares devido as frustrações pessoais, más companhias de amigos e em alguns casos levando a morte”, entre outras causas.

Salientou ainda que um homem ao consumir as drogas está a destruir a si mesmo, pondo em risco a sua saúde e o seu desenvolvimento psico físico e intelectual.

“As drogas têm uma composição química que pode afectar o sistema nervoso do homem, chegando mesmo a perder a capacidade de assimilação”, lamentou.

Realçou ainda que o uso constante das drogas tem permitido que muitos jovens percam sua capacidade normal, partindo assim para a criminalidade.

O coordenador do Instituto Nacional de Luta Antí-Drogas, Viegas Rodrigues, disse que a palestra tem como objectivo criar políticas de combate ao uso e consumo de drogas e toxicodependente no seio dos estudantes e da sociedade em geral. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA