Moxico: Técnicos de saúde capacitados em urgências neo-natal

TÉCNICOS DE SAÚDE CAPACITADOS EM URGÊNCIAS NEO-NATAL (FOTO: KINDA KYUNGU)

Trinta técnicos de saúde, entre enfermeiros e médicos dos nove municípios da província do Moxico, terminaram sexta-feira, no Luena, uma formação em cuidados obstétricos e neo-natal, numa promoção do departamento provincial de saúde pública.

Durante o certame que teve a duração de 11 dias, os profissionais abordaram o parto, partograma, humanização, biossegurança e comunicação interpessoal, de formas a responder as actuais exigências do sector.

Ao encerrar a actividade, o director provincial de saúde interino, Simão de Amaral, lembrou que a formação dos técnicos vai responder e colmatar as dificuldades vividas pelas unidades sanitárias locais, no que diz respeito a emergencias neo-natal.

Recordou que, os serviços de parto não admitem espera, tendo aconselhado os formandos a aplicarem ao máximo todas as metodologias apreendidas durante a formação.

Marcolino Manuel, um dos enfermeiros participantes, representando o município dos Bundas, disse que com a formação estará mais preparado em dar respostas rápidas a eventuais casos de emergência ao nível do município, tendo defendido que iniciativas de género sejam promovidas com frequência. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA