Moxico: Governante constata condições do hospital do Luau

MOXICO: GOVERNANTE INFORMADO SOBRE LIMITAÇÕES DE ATENDIMENTO NO HOSPITAL MUNICIPAL DO LUAU (FOTO: DAVID DIAS)

O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba constatou, domingo, os motivos que estão base de limitações no atendimento dos pacientes que afluem o hospital municipal do Luau.

A insuficiência de medicamentos e a falta de serviços médicos especializados sao entre outros problemas verificados pelo governante, durante a visita que efectou naquela unidade sanitária.

O director local da repartição de Saúde, Henrique Caiombo Chicaco, informou ao governador, durante a visita hospitalar, que as infra-estruturas já não respondem a demanda, tendo em conta o crescimento da densidade populacional da região.

O responsável apontou a malária, doenças diarreicas agudas, infecções respiratórias e de transmissão sexual como sendo as patologias mais frequentes na unidade hospitalar.

Actualmente, o hostipal municipal do Luau conta com um total de nove médicos e 116 técnicos de saúde, necessitando de 30 novos enfermeiros para atender condignamente a população.

O governador pecorreu algumas áreas daquela unidade hospitalar, como o banco de urgência, os serviços pediátricos e maternidade, tendo verificado as débeis condições em que são atendidos os mais de 100 pacientes que afluem diariamente o local.

No final da visita, Gonçaves Muandumba recomendou aos técnicos de saúde para acompanharem permanente os paciente, desde a sua a entrada ao hospital até a sua saída, de forma a prestar uma assistência médica e psicológica adequada a estes.

Antes de regressar a capital da província (Luena), Gonçalves Muandumba, visitou também aeroporto municipal e mercado local, onde manteve contacto com os comerciantes que alí trabalham. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA