Moçambique: Navio hospital da Marinha chinesa escala Maputo

NAVIO HOSPITAL DA MARINHA CHINESA. (FOTO: PEDRO PARENTE)

Um Navio Hospital denominado “ARCA DA PAZ” da Marinha de Guerra chinesa efectua, a partidr desta terça-feira até 14 de Novembro corrente, uma escala técnica à capital moçambiana, no âmbito da cooperação existente no domínio da defesa entre Moçambique e China, noticiou a AIM.

Durante o tempo de permanência no país, segundo um comunicado do Ministério da Defesa Nacional (MDN) recebido nesta terça-feira, o Navio Hospital chinês vai prestar, à bordo, assistência médica e medicamentosa gratuita a militares e seus dependentes, para além das comunidades circunvizinhas da cidade e província de Maputo.

“Para além dos serviços de clínica geral, estarão disponíveis, dentre outras, consultas de Pediatria, Dermatologia, Ginecologia, Cardiologia, Neurologia, Estomatologia, Oftalmologia e Medicina Tradicional Chinesa”, refere o comunicado.

Para beneficiar da assistência, de acordo com o comunicado, os militares interessados deverão inscrever-se nos postos médicos das respectivas unidades, enquanto a população interessada deverá registar-se no Centro de Medicina Naval da Marinha de Guerra de Moçambique, na baixa da cidade de Maputo, atá ao dia da chegada do navio.

“Esses serviços são de grande importância para a população em geral, tendo em conta que contará com uma assistência de saúde gratuita sendo uma das responsabilidades sociais do Ministério da Defesa em geral e das Forças Armadas de Defesa de Moçambique em particular”, destaca o documento.

Um Navio Hospital (ou Navio de Assistência Hospitalar) é um tipo de embarcação cuja principal função é fornecer assistência médica e tratamento no mar, rios ou lagos, funcionando como hospitais flutuantes. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA