Huambo: UNITA empenhada em construir um novo figurino político no país

Angola UNITA símbolo (Voa)

A UNITA está seriamente empenhada, após perder as eleições gerais realizadas em Agosto, em construir um novo figurino político para o país, através de uma maior pressão ao governo.

A pretensão foi manifestada sábado, na província do Huambo, pela deputada Miraldina Olga Jamba, no encerramento da III reunião ordinária do comité local da UNITA, afirmando que o compromisso deste partido é dignificar a Assembleia Nacional e trabalhar para uma verdadeira separação de poderes no país.

Segundo ela, a bancada parlamentar do partido tudo vai fazer no sentido de influenciar o governo a aprovar programas concretos que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

Outra preocupação da UNITA, de acordo com a deputada Miraldina Jamba, é ver as autarquias implementadas, antes de 2022, tendo em conta o seu impacto imediato no desenvolvimento das localidades.

Aos presentes na reunião, a deputada informou que a direcção do partido orientou o seu grupo parlamentar no sentido de propor à Assembleia Nacional para que trabalhe na produção da lei sobre o poder local, assim como na melhoria e a actualização imediata, na presente legislatura, das leis Orgânica sobre as Eleições Gerais, do registo eleitoral e do Regimento do Funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral.

A também membro do comité permanente da UNITA salientou que o seu partido vai participar activamente na administração pública, através da fiscalização das acções do governo, assim como sugerir novas propostas que garantem a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

No domínio interno do partido, disse constituírem desafios a redenominação das suas estruturas, restaurar as forças anímicas dos quadros e o entusiasmo da população.

Durante a III reunião ordinária os participantes analisaram a vida interna da organização partidária, aprovaram as recomendações saídas na reunião anterior e efectuaram o balanço das actividades realizadas este ano. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA