Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança arranca no Senegal

MAPA DO SENEGAL (D.R)

A quarta edição do Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança em África arrancou, esta segunda-feira, em Diamniadio, a cerca de 40 quilómetros a leste de Dakar, a capital senegalesa, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado senegalês, Macky Sall.

A cerimónia de abertura contou com a presença dos Presidentes do Mali, Ibrahima Boubacar Keïta, e do Rwanda, Paul Kagamé, bem como do primeiro-ministro do Tchad, Albert Pahimi Padake, do presidente da Comisão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, e do ministro françês das Forças Armadas, Florence Parly.

Várias outras personalidades, incluindo o presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Marcel de Souza, e o vice-ministro adjunto do Ministério japonês dos Negócios Estrangeiros, Masahisa Sato, participam igualmente neste “encontro africano consagrado às novas apostas estratégicas do continente”.

A reunião deste ano decorre sob o lema “Desafios de segurança em África, para soluções integradas”.

Agrupa mais de 400 participantes, incluindo atores regionais e internacionais, autoridades políticas e militares, peritos, universitários, diplomatas, representantes de organizações internacionais e da sociedade civil.

O fórum, que vai durar dois dias, será marcado por um painel dos chefes de Estado, pela organização de três plenárias e nove ateliês relativos a diversos temas entre os quais figuram o terrorismo e o extremismo violento, a migração e a defesa securitária e a paz.

É organizado pelo Ministério senegalês dos Negócios Estrangeiros e Senegaleses do Exterior com o apoio do Ministério francês da Defesa e vários outros parceiros.

Os organizadores precisam que se trata duma reunião “informal cujas conclusões não serão submetidas a ninguém”. (Panapress)

DEIXE UMA RESPOSTA