Eleições na RDC em Dezembro do próximo ano

Presidente da Comissão Nacional Eleitoral Independente, Corneille Nangaa (Fotografia: John vessels | AFP)

As eleições presidenciais, legislativas, provinciais e municipais na República Democrática do Congo (RDC) foram marcadas para 23 de Dezembro de 2018, informou ontem uma fonte oficial em Kinshasa.

As “eleições directas” serão organizadas numa única volta, no domingo de 23 de dezembro de 2018, declarou o relator da Comissão Eleitoral, Jean-Pierre Kalamba, em cerimónia oficial convocada para ser divulgada publicamente o calendário eleitoral.

Segundo a Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), o anúncio dos primeiros resultados da disputa presidencial será a 30 de Dezembro de 2018. Os resultados definitivos serão conhecidos a 9 de Janeiro de 2019. O novo presidente da República Democrática do Congo (RDC) tomará posse a 12 de Kaneiro de 2019, acrescentou a Comissão Nacional Eleitoral Independente.

De acordo com o presidente da Comissão, Corneille Nangaa, esse calendário baseia-se no “princípio da racionalização do sistema eleitoral para reduzir o custo das eleições”.

A divulgação dessas datas ocorre num contexto político ainda tenso, devido à permanência no poder do presidente Joseph Kabila, após o fim de seu mandato, a 20 de Dezembro de 2016, e de instabilidade militar no Leste do país. (Jornal de Angola)

DEIXE UMA RESPOSTA