Cuanza Norte: Realçado empenho dos estudantes na investigação científica

CUANZA NORTE:VICE-DECANO PARA ÁREA CIENTÍFICA DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO CUANZA NORTE, KINSUMBA PEDRO ANTÓNIO (FOTO: EDILSON LOURENÇO)

O vice-decano para área científica da Escola Superior Politécnica no Cuanza Norte, Kinsumba Pedro António, realçou terça-feira, em Ndalatando, sede da província, o empenho dos estudantes da instituição na investigação científica, a julgar pela qualidade dos temas apresentados durante as II jornadas científicas e estudantis, promovidas por essa escola.

Em declarações à Angop, no final do certame, o responsável considerou “bastante” pertinentes os temas apresentados pelos estudantes durante o fórum, visto que os mesmos resumem questões da actualidade, bem como os problemas que afligem a sociedade.

Realçou igualmente a importância da realização das jornadas científicas, pois, permite aos estudantes demonstrarem as suas capacidades de criação e elaboração de trabalhos científicos.

Para o responsável, o destaque recaiu, sobretudo, no painel sobre o “ambiente e desenvolvimento”, na qual fez-se um resumo sobre o saneamento básico da província.

Referiu que no concerne a esta situação, durante as investigações feitas pelos estudantes constataram-se problemas graves de saneamento básico nas comunidades da capital da província, daí ter defendido a intervenção rápida do Governo na solução desses problemas.

Disse ser importante que os agentes comunitários visitem as zonas periurbanas da cidade, visando constatar essa realidade e incutir nas populações o hábito de depositar o lixo em pequenos sacos e, posteriormente, depositar em contentores mais próximos da residência, com vista a facilitar os trabalhos das empresas locais de recolha de resíduos sólidos.

O evento que decorreu no anfiteatro da Escola de Formação de Técnico de Saúde “Arminda Faria” inseriu-se no programa curricular da instituição e realizou-se sob o lema “Universidade na concretização dos conhecimentos para servir a comunidade”.

Teve por objectivo demonstrar o nível de independência e de habilidade bem como o trabalho técnico- científico e investigativo dos estudantes.

Durante dois dias, os participantes debateram em quatro painéis temas como “Análise da qualidade de água do rio Muembeje”, “Recolha e tratamento dos resíduos sólidos na cidade de Ndalatando”, Medidas a tomar para se inibir o impacto do lixo na cidade de Ndalatando”, “Gravidez precoce no município do Cazengo, no período de Janeiro a Setembro do ano em curso”, entre outros.

“O impacto do surgimento do ensino superior no desenvolvimento da província”, “Controlo interno nas contas correntes das empresas do município do Cazengo”, Implicações do assédio sexual no sector da educação no município do Cazengo” e a “Contabilidade como factor preponderante na tributação do imposto industrial” foram também debatidos durante a jornada. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA