Cuando Cubango: UNITA destaca nacionalistas dos três movimentos de libertação

Arquivo: Militantes da Unita (Foto: Diniz Simão)

A quarta reunião do comité provincial da Unita no Cuando Cubango, realizada de 10 a 11 do mês em curso, em Menongue, destacou por ocasião dos 42 da independência de Angola, a contribuição dos nacionalistas angolanos, que nos três movimentos de libertação bateram-se contra o colonialismo português.

No comunicado final do encontro, que à Angop teve acesso, A Unita destaca os nacionalistas Agostinho Neto (MPLA), Holden Roberto (FNLA) e Jonas Malheiro Savimbi (UNITA), como sendo os melhores filhos de Angola que estiveram na vanguarda da luta de libertação nacional, que culminou a 11 de Novembro de 1975, com a proclamação da independência nacional.

Os participantes ao encontro saudaram, por outro lado, todos os cidadãos eleitores pela forma ordeira como souberam expressar a sua vontade nas urnas, durante as eleições gerais de 23 de Agosto.

No domínio económico, concluiram que os preços dos produtos básicos continuam altos, o salário dos funcionários públicos com atraso demasiado, apesar de ser incompatível com as exigências do mercado.

Relativamente à situação social no Cuando Cubango, a reunião constatou que não se verificaram melhorias, consubstanciadas com a falta de medicamentos nos hospitais, aliado as constantes cortes no fornecimento de energia eléctrica e água potável nos bairros, assim como o agravamento da vida dos ex-militares.

Considerou de positivo o relatório do secretariado do comité provincial, dado que o plano de acção traçado na reunião anterior, foi cumprido em 90 porcento.

Os membros do comité provincial da Unita, manifestaram o seu total e incondicional apoio à liderança do presidente do partido, Isaías Henrique Ngola Samakuva, pela forma como tem sabido dirigir os destinos desta formação política ao longo dos últimos anos.

Durante o encontro, foram nomeados os novos secretários provincial para Formação de quadros, António George Mwesuao, para Administração e finanças, David Mota, para Comunicação e Marketing, Júlio Francisco Vieira Bernardo, e para os Assuntos eleitorais, Filipe Sakuanda.

De igual modo, foram nomeados outros quadros seniores para as distintas áreas que compõem o secretariado provincial.

A reunião foi testemunhada por Albertina Ngolo Felisberto, e Manuel Savihemba, ambos deputados à Assembleia Nacional, assim como outros membros de direcção do partido na província. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA