Cuando Cubango: Hospital atende mais de seis diabéticos por dia

O rastreio da diabetes deve ser uma preocupação (Foto: Morais Silva)

Pelo menos seis a dez pacientes de ambos os sexos com diabetes são atendidos diariamente no Hospital Geral do Cuando Cubango,

Os dados foram avançados terça-feira, em Menongue, pela directora clínica da unidade hospitalar, Benedita Frederico, que falava em alusão o dia mundial de combate a diabete , tendo explicado que o quadro pode ser revertido caso as orientações médicas sejam acatadas.

Como causas, apontou o aumento de peso, maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos, situação que na sua óptica pode ser invertida através do cumprimento das regras de prevenção.

Como consequências, destacou a retinopatia diabética , relacionada aos problemas visuais, nefropatia diabética que causa o anormal funcionamento dos rins, aliados aos problemas neurológicos, neuropatias, entre outros factores.

Para a médica, o diabético pode “comer tudo”, desde que tenha atenção a restrição de certos alimentos, com gorduras, o consumo de bebidas alcoólicas de forma excessiva.

Por outro lado, aconselhou a população a criar hábitos de consultas de rotinas, com vista a prevenir certas doenças, principalmente o nível de açúcar no sangue .

A responsável falava no âmbito das comemorações do dia 14 de Novembro, consagrado ao dia Mundial de Luta Contra a Diabetes, efeméride criada em 1991, pela Internacional Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde, com a finalidade de dar resposta ao aumento de casos de doença no mundo, bem como difundir os métodos da sua prevenção. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA