Cerca de 400 corpos encontrados em vala comum no Iraque

Estado IsIâmico degola seis pessoas na Síria na Festa do Sacrifício (DR)

Vítimas, sobretudo prisioneiros e civis, foram assassinadas pelo autodesignado Estado Islâmico e atiradas para uma vala comum perto de uma base militar na cidade de Hawija.

Pelo menos 400 corpos foram encontrados este sábado numa vala comum na cidade de Hawija, no norte do Iraque. Os cadáveres encontrados serão de pessoas mortas pelo autodesignado Estado Islâmico, afirmou o governador regional de Kirkuk à AFP.

“Pelo menos 400 pessoas foram executadas”, disse Rakan Said, acrescentando que muitos dos corpos encontrados tinham um uniforme de prisioneiros, enquanto outros seriam civis.

A vala comum foi descoberta numa base militar a cerca de três quilómetros de Hawija.

Esta cidade, próxima de Kirkuk, foi conquistado pelas forças iraquianas ao Daesh em outubro.

Desde que o grupo jihadista foi derrotado no Iraque, e mais recentemente também na Síria, que as forças iraquianas têm avançado pelo país, encontrando-o completamente devastado pela destruição causada pelo combate contra os terroristas que tomaram parte do Iraque em 2014.

Por isso, nos últimos meses, têm sido encontradas várias valas comuns, onde o Daesh depositava os cadáveres dos milhares de civis e opositores que foram assassinados pelo grupo. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA