MPLA: Comunicado pelo falecimento do Camarada Ciel Cristóvão “GATO”, destacado combatente da Luta de Libertação Nacional e antigo Dirigente do MPLA

Sede do MPLA (MPLA)

BUREAU POLÍTICO

PELO FALECIMENTO DO CAMARADA CIEL CRITÓVÃO “GATO”,

DESTACADO COMBATENTE DA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL

E ANTIGO DIRIGENTE DO MPLA

O Bureau Político do MPLA cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do Camarada CIEL DA CONCEIÇÃO CRISTÓVÃO “GATO”, um dos valorosos comandantes da Luta Armada de Libertação Nacional de Angola e antigo dirigente do Partido, ocorrido na sexta-feira, dia 20 de Outubro de 2017, em Luanda, por doença.

O Camarada Comandante GATO, General de Exército reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA), que, à data da sua morte, contava 72 anos de idade, ingressou nas fileiras do MPLA em 1961, na altura do início da Luta Armada de Libertação Nacional, onde teve um papel preponderante, nas várias regiões político-militares por que passou.

Integrante do primeiro destacamento guerrilheiro, que determinou a criação, em 1962, do Exército Popular de Libertação de Angola (EPLA), embrião das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), o Camarada Comandante GATO foi um dos instruendos, então em formação político-militar no Reino do Marrocos, que, em Junho do mesmo ano, testemunhou a chegada do Presidente Agostinho Neto, então evadido de Portugal, que veio a liderar, com êxito, a acção libertadora do MPLA.

Na Angola independente, o Camarada GATO desempenhou funções de relevo, tanto no aparelho central do MPLA, onde foi membro do seu Comité Central, como nas Forças Armadas, onde exerceu as funções de Comandante da Força Aérea de Angola.

Nesta hora de dor e de luto, o Bureau Político do MPLA verga-se perante a memória deste ilustre combatente da Pátria angolana e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, endereça à família enlutada, ao Estado-Maior das FAA e ao Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria as suas mais sentidas condolências.

Luanda, 21 de Outubro de 2017.

O BUREAU POLÍTICO DO MPLA.

(Nota de imprensa enviada a nossa redacção com pedido de publicação)