Ler Agora:
Jazz junta amantes do estilo no ‘kubico’
Artigo completo 3 minutos de leitura

Jazz junta amantes do estilo no ‘kubico’

Para os apreciadores de ritmos musicais como o jazz, o projecto ‘Jazz no Kubico Fusion’ oferece, mensalmente, o seu palco às vozes nacionais que se expressam através desse estilo. Num conceito original de festa privada e intimista.

thumbnail 3 1

O ‘Jazz no Kubiko’ é um concerto intimista onde amantes de música alternativa se conhece e existe uma interacção muito grande entre amigos e o músico, normalmente realizado uma vez por mês em casas ou em locais para cerca de 70 pessoas.

A iniciativa surgiu no atelier do cineasta Binelde Hyrcan, com o objectivo de criar um movimento alternativo musical em Luanda, onde juntem artistas de todos os sectores da arte angolana.

Francisco Valente, promotor cultural e mentor do projecto, conheceu o director de imagem e fotógrafo oficial do ‘Luanda Jazz Festival’, Nuno Martins, e os dois, de uma forma simples e criativa, decidiram optar por este formato ‘fusion’, que deu origem ao ‘Jazz no Kubiku Fusion’, organizado pela ‘Kent Managements’.

Rapidamente, o conceito tornou-se uma marca no mercado de eventos musicais alternativos em Luanda.

Como qualquer outro projecto, o ‘Jazz no Kubiku Fusion’ quer “afirmar-se como uma aposta regular à promoção da música afro-americana que hoje já é património universal”. Francisco Valente entende que o jazz em Angola precisa de dar “uma ressuscitada” e que a criação de uma escola de música ajudaria a tornar o mercado angolano “mais promissor”.

Mesmo considerando não ser ainda “rentável” a promoção de eventos de jazz em Angola, por “falta de músicos” que façam o estilo, o jovem confia que, “quando se é profissional, é possível viver da realização de eventos”.

O ‘Jazz no Kubico’ conta com patrocínios de empresas como a Saudabel, Refriango, Nuno Martins, Atelier Binelde Hyrcan e kent.managements.

Festival acontece em Dezembro

Depois de seis edições, duas das quais realizadas no Taylor Bar, em Luanda, a organização vai promover, a 8 e 9 de Dezembro, no Clube Naval de Luanda, o seu primeiro grande festival que contará com a participação de Emicida (Brasil), Mano a Mano (Portugal), Schantz (Dinamarca). De Angola, estarão presentes Jack Nkanga, Selda, Kizua Gourgel, Irina Vasconcelos, Yola Semedo, DJ Paulo Alves, entre outros.

No palco do ‘Jazz no Kubico Fusion’ já passaram, entre outros artistas, Tito Paris, Jack Nkanga, Selda, Irina Vasconcelos, Lípsia e J.Lourenzo.

Segundo Francisco Valente, o festival “promete ser uma emocionante entrada para a época festiva de Natal, que celebrará não só a música jazz, como também as suas influências”.

PERFIL

Nome: Francisco valente

Data de Nascimento: 7 de Dezembro

Naturalidade: Malanje

Estado civil: Solteiro

Formação: Promotor cultural – Atelier Binelde Hyrcan Luanda, IATEC Brasil.

Filhos: Não tenho

Clube desportivo: gosto de todos que jogam bem

Um artista: Binelde Hyrcan (artista plástico) (Valor Económico)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.