Ler Agora:
Detido em Madrid homem que já tinha cumprido pena por ser da Al-Qaida
Artigo completo 2 minutos de leitura

Detido em Madrid homem que já tinha cumprido pena por ser da Al-Qaida

Um homem de origem espanhola foi hoje detido, em Madrid, pela polícia pelo alegado recrutamento, doutrinação e treino para o grupo extremista Estado Islâmico (EI), para o qual trabalhava, anunciou o Governo espanhol.

Este homem, de 52 anos, cuja identidade não foi divulgada, tinha sido já condenado por pertencer à rede terrorista Al-Qaida, disse o Ministério do Interior espanhol.

Depois de libertado, o detido desenvolveu “nos últimos anos um perfil conforme à figura do cibersoldado, a versão 2.0 do combatente extremista islâmico que usa a rede informática para partilhar, interagir e propagar o ideal terrorista”, sublinhou.

Em vez de redimir a sua conduta, o detido “realizou ações como parte do seu compromisso com os ideais terroristas do DAESH [acrónimo árabe do Estado Islâmico]”, indicou.

Depois de se tornar o “primeiro condenado em Espanha pelos atentados do 11 de setembro em Nova Iorque e depois de mais de nove anos na prisão” por “pertencer ou integrar uma organização terrorista e posse ilícita de armas”, saiu da prisão em maio de 2011, afirmou o Ministério do Interior. A polícia espanhola manteve o indivíduo sob vigilância.

O Ministério do Interior espanhol disse que o detido tinha desenvolvido um sofisticado “modus operandi” virtual para realizar “um trabalho ativo de difusão maciça na Internet para não ser detetado”. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »