Vários estadistas estrangeiros na posse de João Lourenço

João Gonçalves Lourenço (Foto: Joaquina Bento)

Marcelo Rebelo de Sousa e Durão Barroso guram entre as personalidades estrangeiras de maior relevância política convidadas a assistir à cerimónia de posse do novo Presidente de Angola — apurou o Expresso junto de fonte diplomática.

Ao lado do chefe de Estado português, estarão igualmente os mais altos representantes de Espanha e do Brasil. “O contencioso judicial que envolve o antigo vice-presidente de Angola Manuel Vicente afastou a ideia de um convite a António Costa”, disse uma fonte angolana envolvida nos preparativos da cerimónia.

Eleito no sufrágio realizado há quinze dias, João Lourenço no acto de investidura como terceiro chefe de Estado de Angola, contará também com a presença dos restantes Presidentes ou chefes de Governo da CPLP e de vários outros países africanos. A oposição, através da UNITA, CASA-CE, PRS e FNLA, já interpôs recurso junto do Tribunal Constitucional a solicitar a invalidação dos resultados eleitorais.

A vida política angolana prossegue, no entanto, o seu curso normal e, a 25 de setembro próximo, o Presidente Eduardo dos Santos abandonará o Palácio onde, durante 28 anos, dirigiu os destinos de Angola.

Em sua substituição subirá ao palco João Lourenço, o general que durante a campanha eleitoral prometeu estabelecer um pacto nacional contra a corrupção para restaurar a confiança dos investidores e recuperar a credibilidade internacional do país.

“Se cumprir as promessas feitas no seu programa conseguirá apoios financeiros internacionais de que tanto necessita para relançar a economia de Angola”, disse ao Expresso fonte diplomática ocidental. Até lá, pode ter de selar alguns “acordos de cavalheiros” com Eduardo dos Santos para a salvaguarda de interesses do ex-chefe de Estado. E concertar posições quanto ao futuro Governo que deverá, na próxima semana, ser caucionado pelo Secretariado do Bureau Político do MPLA após proposta do seu líder, Eduardo dos Santos. (Jornal Expresso)

DEIXE UMA RESPOSTA