Tribunal de Contas europeu divulga relatório positivo sobre Fundo Fiduciário Especial para RCA

Tribunal de Contas Europeu (DR)

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) publicou, esta quinta-feira, um relatório positivo sobre o destino do Fundo Fiduciário Especial para a República Centroafricana (RCA), criado em 2013 para a reconstrução deste país exposto a uma guerra civil entre diversos grupos armados, que se combatem entre si e ao mesmo tempo contra o Governo da RCA.

O TCE é um órgão independente das instituições europeias que verifica se os fundos recolhidos são corretamente gastos e que são investidos de forma a produzir valor acrescentado. Este órgão está habilitado a controlar de forma aleatória as pessoas e as organizações que gerem os fundos da UE.

Criado em 2013, o Fundo Fiduciário Especial para a República Centroafricana integra a UE, os Países Baixos, a Alemanha, França, Itália e a Suíça.

Os fundos mobilizados em 2013 estão avaliados em 146 milhões de euros destinados à reconstrução da RCA, país de quatro milhões e 500 mil habitantes dos quais 450 mil deslocados internos e tantos refugiados nos países limítrofes (República Democrática do Congo, Congo, Camarões e Tchad). (Panapress)

DEIXE UMA RESPOSTA