Tillerson: EUA estão preparando resposta a teste nuclear da Coreia do Norte

(REUTERS/ Kevin Lamarque)

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse nesta quinta-feira que os EUA certamente responderão ao último teste nuclear realizado pela Coreia do Norte.

Na próxima segunda-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas discutirá uma nova resolução dos Estados Unidos contra Pyongyang. Mas, independente disso, perguntado hoje por jornalistas sobre uma possível medida retaliatória unilateral de Washington, Tillerson disse: “Nós teremos uma”.

Na última quarta-feira, foi revelado que a resolução americana apresentada ao CS da ONU pede que a Coreia seja alvo de um embargo petrolífero e que o seu líder, Kim Jong-un, tenha seus bens bloqueados.

Ao comentar o teste nuclear norte-coreano do último domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as ações do país leste-asiático eram hostis e perigosas, e que uma política de apaziguamento não iria funcionar com Pyongyang. Segundo Trump, os Estados Unidos estão prontos para defender seu território e também de seus aliados, utilizando todas as capacidades convencionais e também nucleares disponíveis caso for necessário. (Sputnik)

DEIXE UMA RESPOSTA