Seul realiza manobras navais com fogo real após teste nuclear

(DR)

O exército sul-coreano realizou hoje manobras navais com fogo real no Mar do Japão em resposta ao último teste nuclear norte-coreano, lançado há dois dias.

Os exercícios contaram com a participação da fragata de 2.500 toneladas Gangwon, de um navio-patrulha de mil toneladas e de vários navios de alta velocidade, e incluíram o lançamento de mísseis guiados, anunciou hoje o Ministério da Defesa de Seul.

“O exercício está destinado a melhorar a capacidade de resposta imediata perante possíveis provocações navais do inimigo”, afirmou o comandante Choi Young-chan, em declarações à agência Yonhap.

As forças navais sul-coreanas também planeiam realizar outras manobras de batalha durante os próximos quatro dias nas águas do sul do país, com a participação de uma dezena de navios e de caças F15-K e outras aeronaves logísticas e de vigilância.

Por outro lado, Seul anunciou que o seu exército e o dos Estados Unidos têm prevista a realização de exercícios antissubmarino no Mar do Japão na quinta e sexta-feira.

A Coreia do Norte fez no domingo o seu sexto teste nuclear, desta vez com o lançamento de uma bomba de hidrogénio, a mais potente até à data, um artefacto termonuclear que segundo o regime de Pyongyang pode ser instalado num míssil intercontinental.

Seul realizou na segunda-feira manobras com fogo real, que incluíram bombardeiros aéreos e projeteis balísticos para ensaiar ataques à base onde a Coreia do Norte realizou os seus seis testes atómicos, como demonstração de força após a última provocação do país vizinho. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA