Quénia vai a votos a 17 de Outubro

Juízes do Tribunal Supremo (DR)

Tribunal Supremo manda repetir eleição presidencial

As novas eleições presidenciais no Quénia foram marcadas para o dia 17 de Outubro.

“Uma nova eleição presidencial acontecerá no dia 17 de Outubro em conformidade com a decisão da Supremo Tribunal (TS), que anulou a eleição presidencial que aconteceu no dia 8 de agosto”, revelou a Conselho Eleitoral em comunicado.

Na sexta-feira, 1 de Setembro o TS declarou inválida a reeleição do Presidente Uhuru Kenyatta foi inválida devido a fraudes cometidas pelo Conselho Eleitoral e ordenou a realização de um novo pleito em 60 dias.

Na votação de 8 de Agosto, Kenyatta obteve 54,3 % dos votos, à frente do rival Raila Odinga, que ficou com 44,7 %, de acordo com números divulgados pelo chefe do Conselho Eleitoral, Wafula Chebukati, três dias após a eleição.

A coligação opositora Super Aliança Nacional (NASA, na sigla em inglês) denunciou fraude nas eleições e, após o anúncio da reeleição de Kenyatta, o país teve dois dias de violência.

Pelo menos 21 pessoas morreram nas manifestações e distúrbios, reprimidos pela polícia.

Um comunicado enviado pela autoridade eleitoral lembra que os únicos candidatos que poderão concorrer na nova votação será o actual presidente e o líder da oposição, Raila Odinga. (VOA)

DEIXE UMA RESPOSTA