Paris organiza os Jogos Olímpicos de 2024

O logotipo dos JO de 2024 em Paris tem sido visto um pouco por toda a capital nestes últimos dias. (REUTERS/Charles Platiau)

Passados 100 anos sobre os Jogos Olímpicos de 1924, Paris prepara-se para acolher novamente os jogos, desta vez em 2024, conforme foi oficialmente anunciado na 131ª sessão do Comité Olímpico Internacional que se abriu esta tarde em Lima no Peru, a candidatura concorrente, Los Angeles, devendo ficar com a organização dos jogos em 2028.

Para esta ocasião solene, a ministra francesa dos desportos, Laura Flessel fez a deslocação e não escondeu o orgulho: “É um momento simbólico porque trazemos de volta os Jogos Olímpicos passados 100 anos. Penso que é também uma mensagem para os jovens que mostra que somos capazes de conquistar um grande evento internacional à frente de todos, à frente dos Estados Unidos! Penso que dizer que estamos orgulhosos ainda é pouco”, considerou a Ministra.

1992, 2008, 2012, foram numerosas as ocasiões em que a candidatura da capital francesa para a organização dos Jogos Olímpicos fracassou. Foi com a memória bem fresca destes episódios que a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo foi a Lima representar a sua cidade: “Sou a autarca de uma cidade que fracassou várias vezes e que estava até a alimentar uma espécie de trauma com os Jogos Olímpicos. Eu tenho a sorte inimaginável de cá estar e de ter tido a possibilidade de construir esta vitória nesta última etapa. Portanto, claro que me imagino com uma alegria imensa em 2024, Presidente da Câmara de Paris, a acolher os jogos”, declarou a autarca.

Orçado em um pouco mais de 6 mil milhões de Euros, o projecto dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, beneficia segundo os seus coordenadores do facto de mais de 90% das infra-estruturas já existirem. Resta ainda um tecido urbano por melhorar até lá e Saint Denis, subúrbio popular da zona norte da capital, espera de pé firme os benefícios que isto poderá trazer-lhe. (RFI)

DEIXE UMA RESPOSTA