Oposição vai impugnar resultados das eleições

Líderes da oposição angolana durante conferência de imprensa (DR)

A CASA-CE promete impugnar já nesta sexta-feira junto do Tribunal constitucional os resultados definitivos das eleições que deram a vitória ao MPLA com mais de 61% dos votos. A UNITA, por seu lado, descartou legitimar instituições resultantes de actos contrários à lei.

A coligação CASA-CE, que teria obtido 9,4% dos votos, em conferência de imprensa nesta quinta-feira em Luanda prometeu, por intermédio de Lindo Bernardo Tito, vice-presidente, impugnar os resultados já nesta sexta-feira.

O dirigente político denunciou uma série de irregularidades que a seu ver teriam manchado o processo eleitoral o que justificam o seu recurso junto do Tribunal constitucional.

Ele emitiu, porém, reservas quanto a dois juízes desse mesmo órgão, Raul Araújo e Onofre dos Santos que alegou estarem a usar as redes sociais, ainda antes de receberem o caso contencioso e “a tomarem partido da situação”.

Por seu lado a UNITA, que teria obtido 26,67% dos votos, enumerou uma série de irregularidades, incluindo um tratamento desigualitário por parte dos meios de comunicação social públicos das diversas candidaturas em favorecimento do candidato do partido no poder, o MPLA.

O partido do galo negro promete recorrer aos tribunais. O seu porta-voz Alcides Sakala, leu em conferência de imprensa um comunicado do comité permanente denunciando infracções no processo eleitoral. (RFI)

DEIXE UMA RESPOSTA