MPLA convida angolanos a homenagear Fundador da Nação

António Agostinho Neto - Primeiro Presidente da República Popular de Angola (Foto: Arquivo Angop)

Pela comemoração do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, o Bureau Político do MPLA rende profunda homenagem aos combatentes da Luta de Libertação Nacional, da conquista paz, da reconstrução nacional e do desenvolvimento de Angola, em especial ao Presidente Agostinho Neto, o Fundador da Nação Angolana.

Em declaração tornada pública hoje, o MPLA refere que o Presidente Agostinho Neto, cuja data de nascimento, 17 de Setembro de 1922, patenteia o dia de homenagem solene a todos os heróis da Pátria angolana, foi um combatente incansável pela causa da libertação nacional e símbolo do combate libertador.

O partido vencedor das eleições de 23 de Agosto sublinha as qualidades de defensor da Independência Nacional de Angola e considera que lhe conferiram grande prestígio junto do Povo Angolano, porquanto a sua visão e análise dos fenómenos e dos problemas inerentes à Luta de Libertação Nacional, no início dos anos 50 do século passado, traduziam, eloquentemente, a resistência secular dos angolanos, contra a dominação estrangeira.

De acordo com o documento, volvidos 38 anos do seu desaparecimento físico, em 10 de Setembro de 1979, os seus ensinamentos continuam vivos e hoje, com a força do passado, de Agostinho Neto e com a força do presente, de José Eduardo dos Santos, Angola é um modelo de estabilidade política em África e no Mundo.

Nesta importante data, o MPLA não pode deixar de homenagear os eleitores angolanos, que, pacificamente, com o mais elevado sentido patriótico, com civismo e com respeito à diferença, acabam de contribuir para o fortalecimento da jovem democracia de Angola, da paz, da reconciliação nacional e da unidade nacional, premissas fundamentais para o desenvolvimento económico do país e, consequentemente, do bem-estar social.

Por isso, acrescenta a nota, a todos os militantes, simpatizantes, amigos do partido e cidadãos anónimos, que garantiram a vitória clara e inequívoca do MPLA e a eleição do seu candidato, João Lourenço, para o cargo de Presidente da República de Angola, nas Eleições Gerais de 23 de Agosto de 2017, o Bureau Político estende o seu abraço militante, na certeza de que tudo será feito, para que Angola melhore o que está bem e corrija o que está mal.

Por fim, o Bureau Político aproveita o ensejo para exortar todo o povo angolano a participar, patriótica e entusiasticamente, nas comemorações do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, que, neste ano, se realizam na mesma altura em que o “MPLA assinala, garbosamente, a quarta vitória consecutiva em eleições democráticas multipartidárias”. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA