Moxico: Médica alerta sobre cuidados a observar na época chuvosa

MOXICO: DIRECTORA CLINICA DO HOSPITAL GERAL DO MOXICO, ESPERANÇA JORGINA (FOTO: KINDA KYUNGU)

A directora clínica do Hospital Geral do Moxico (HGM), Georgina Esperança Muhunga, alertou hoje, no Luena, à população para adiantar-se na implementação dos métodos de prevenção contra doenças negligenciadas durante a época de verão, para se evitar a morbi-mortalidade, sobretudo, materno-infantil.

Em declarações à Angop, a médica referiu que a luta contra febre tifoide, paludismo, doenças diarreicas e respiratórias agudas (consideradas doenças negligênciadas), passam, essencialmente, pelo consumo de água tratada, destruição de reservatórios, uso do mosquiteiro, lavagem das mãos antes das refeições e depois do uso do WC.

Georgina Esperança disse ser preciso ainda eliminar as águas residuais, mediante destruição de charcos e outros métodos.

Apontou que a ignorância dos referidos métodos faz da época chuvosa típica para o registo de muito fluxo de paciente com diagnósticos de febre tifoide, malária, anemia, doenças diarreicas agudas, entre outras patologias complicadas ou graves.

Quanto a sintomatologia das doenças, aconselha aos indivíduos que apresentarem febre, fraquezas, dor de cabeça e outras reações a procurarem o posto de saúde mais próximo ou outras unidade sanitária a fim de ser assistidos, evitando a automedicação. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA