Merkel quer pôr fim às negociações de adesão da Turquia à União Europeia

Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante colectiva de imprensa em Berlim. (Reuters)

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou hoje que quer debater o fim das negociações de adesão da Turquia com a União Europeia (UE) e disse não acreditar que o país algum dia entre para o bloco europeu.

“É claro que a Turquia não deve tornar-se membro da União Europeia”, declarou Merkel num debate televisivo realizado esta noite, a três semanas das eleições legislativas alemãs de 24 de setembro.

“[Quero] falar com os colegas [da UE] para ver se conseguimos alcançar uma posição conjunta sobre este assunto e se podemos pôr fim às negociações de adesão”, afirmou.

“Não vejo a adesão a acontecer e nunca acreditei que ela pudesse ocorrer”, observou a chanceler alemã, acrescentando que só faltava saber quem, se a Turquia ou a UE, “fecharia a porta” em primeiro lugar.

Essas laboriosas negociações estão em curso desde 2005, mas encontram-se há meses “em ponto morto”, devido aos acontecimentos políticos na Turquia, acusada de deriva autoritária pelos críticos do Presidente, Recep Tayyip Erdogan.

O fim das negociações necessitará de uma decisão unânime dos Estados membros da UE.

As afirmações de Merkel representam um claro endurecimento da posição do Governo alemão, numa altura em que os pontos de tensão e de discórdia entre Berlim e Ancara se acumulam há vários meses.

A Alemanha acusa o poder turco de ter detido e colocado na prisão, por razões políticas, cidadãos alemães, alguns dos quais também com nacionalidade turca, e já impôs sanções económicas à Turquia após tais detenções.

Mas, até agora, Berlim tinha evitado chegar ao ponto de propor o fim das negociações de adesão que, se for decidido, constituirá um ponto de não retorno nas relações com a Turquia.

A chefe do executivo alemão disse querer adotar uma “posição clara” em relação ao Presidente Erdogan.

“De qualquer modo, com ele, já tenho esse hábito”, comentou. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA