Liga Árabe advoga descongelamento de haveres líbios em bancos estrangeiros

Fotografia de janeiro mostra sessão extraordinária da Liga Árabe em Cairo, no Egipto (DR)

O Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros da Liga dos Estados Árabes (LEA) apelou terça-feira à noite ao descongelamento dos haveres financeiros líbios em bancos estrangeiros.

Estes bens e todos outros similares bloqueados devem ser colocados à disposição do povo líbio, proprietário legítimo, que os deve utilizar para satisfazer suas necessidades, de acordo com uma resolução adoptada por esta estrutura árabe sobre a situação na Líbia.

No final dos seus trabalhos da 148ª sessão, sob a presidência do Djibuti, o Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros árabes reafirmou o seu apoio ao diálogo político sob os auspícios dos representantes das Nações Unidas e da LEA na Líbia.

Sublinhou a necessidade, para a comunidade internacional, de respeitar a unidade e a soberania territoriais da Líbia, rejeitando ao mesmo tempo qualquer intervenção estrangeira na Líbia, excepto se esta for pedida pelo Conselho Presidencial do Governo de Entendimento líbio.

Expressou ainda a sua profunda preocupação relativa à retomada de actos perpetrados por grupos terroristas no país. (Panapress)

DEIXE UMA RESPOSTA