Investimento nos portos dos países de língua portuguesa discutido em Lisboa

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino (DR)

Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, será uma oradoras deste congresso das administrações portuárias dos países de língua oficial portuguesa.

O investimento em infraestruturas e as oportunidades existentes no sector portuário nos países de língua oficial portuguesa serão dois dos principais temas em discussão no X Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, que se realiza hoje e amanhã na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

No congresso, que contará com a participação da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, será também debatido o desenvolvimento do negócio portuário, assim como o direito portuário nos países de língua portuguesa e a integração nas cadeias logísticas e as tendências de ‘shipping’.

Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar; Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Casemiro Tércio de Carvalho, presidente da APLOP – Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, vão marcar presença na cerimónia de abertura deste congresso.

O evento reúne diversos representantes do espaço lusófono marítimo-portuário, entre os quais Casemiro Tércio de Carvalho, presidente da APLOP – Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa.

Este congresso conta também com a presença de um responsável da Agence Nationale des Ports, de Marrocos, país que tem o estatuto de observador na APLOP.

Realizado anualmente sob o mote de fortalecer as relações comerciais entre os portos de língua portuguesa, este evento volta a ter Lisboa como cidade anfitriã – em 2012 aqui decorreu o VI Congresso -, depois de se ter realizado, nas suas anteriores edições, nas cidades do Porto, Fortaleza, Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda, São Tomé, Lobito, Maputo e Itajaí. (Jornal Económico)

DEIXE UMA RESPOSTA