Huambo: Mais de 76 mil adultos alfabetizados

RETRATO DE SALA DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO. (FOTO: ARQUIVO)

Setenta e seis mil e 798 adultos foram alfabetizados este ano na província do Huambo, no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE).

O facto foi confirmado anunciado, nesta segunda-feira à Angop, pelo chefe da secção de ensino de adultos e coordenador do PAAE, Osvaldo Fontes Chiquemba, referindo que as aulas foram ministradas por 1.364 agentes de alfabetização, nos 11 municípios da província.

Do total de alfabetizados, 52 mil e 962 foram abrangidos na 1ª fase, que durou quatro meses, ao passo que 10 mil e 856 frequentaram, na 2ª fase, o módulo 2, e 12.849 o 3º módulo, na 3ª fase.

Ainda no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar, 131 adultos, depois de concluírem os três módulos de alfabetização, frequentaram aulas referentes ao I ciclo de aceleração escolar, de acordo com a vontade e o interesse de cada cidadão em aperfeiçoar os seus conhecimentos, além de saber ler e escrever.

Contudo, Osvaldo Fontes Chiquemba lamentou a falta de subsídios aos alfabetizadores e a escassez de material didáctico, com realce para manuais dos módulos 2 e 3.

Informou que o PAAE prevê inscrever, brevemente, mais 28 mil alunos e declarar as localidades do Santo Amaro (Huambo), Essaque (Chicala-Cholohanga) e Chenga (Ucuma) livres do analfabetismo. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA