Graça Machel defende criação de condições para conter fluxo de refugiados

Graça Machel, activista, propõe criação de tribunais especializados para julgar crimes contra economia como mecanismo de luta contra corrupção em Moçambique (Reuters)

Graça Machel defende que a solução para conter o fluxo de refugiados africanos parte da criação de condições em Africa, para que as pessoas não sintam a necessidade de sair do continente. Graça Machel falava à margem da conferência sobre refugiados no Brasil, segundo a Folha de São Paulo.

A activista social moçambicana criticou a proposta dos líderes europeus, de proporcionar maior segurança nas fronteiras dos países africanos e recursos para a guarda costeira líbia.

Para Graça Machel, o foco está errado. A solução para conter o fluxo migratório de refugiados precisa partir dos líderes africanos, na criação de condições para que as pessoas não precisem abandonar o continente.

Machel acrescentou ainda que os países africanos deviam desenvolver agendas próprias, e as propostas europeias devem ser guiadas pelas prioridades definidas pelos líderes africanos.

Graça Machel vai participar também de uma conferência sobre migração e conflitos em África, hoje. (O País MZ)

DEIXE UMA RESPOSTA