Europa caminha para maior crescimento da década

Zona Euro (DR)

Produto interno bruto da zona euro será conhecido esta quinta-feira, com os analistas a esperarem uma aceleração de 0,6% na comparação em cadeia e de 2,2% face ao período homólogo.

A retoma da economia da zona euro parece cada vez mais sólida, com uma sucessão de dados económicos que o sustentam. Depois dos dados do PMI, conhecidos na terça-feira, indicarem que o crescimento económico continuou robusto em agosto, esta quinta-feira será divulgado o produto interno bruto (PIB) da região no segundo semestre do ano.

“Há boas razões para estar otimista que o atual impulso de crescimento tenha espaço para continuar”, afirmou Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit, empresa responsável pelo índice de negócios PMI. O indicar subiu para 55,7 pontos, o que significa o ritmo mensal mais lento desde o início do ano.

Ainda assim, a estimativa da empresa, que corresponde ao mesmo valor esperado pelos analistas consultados pela agência Bloomberg, é que o PIB da zona euro tenha crescido 0,6% no segundo semestre do ano, face aos 0,5% no trimestre anterior. Na comparação homóloga, a previsão é que o PIB tenha crescido 2,2%. A confirmar-se esta manhã pelo Eurostat, a aceleração será a melhor performance anual numa década. (Jornal Económico)

DEIXE UMA RESPOSTA