Estados Unidos instalam laboratório no Botswana

(DR)

Os Estados Unidos entregaram quinta-feira um laboratório do CDC (Centro de Controlo de Doenças) ao Ministério botswanês da Saúde e Bem-Estar em Francistown, segunda cidade do Botswana, soube-se sexta-feira de fonte oficial no local.

A oferta visa reforçar as capacidades do Botswana para dispor de laboratórios para responder às necessidades das pessoas portadoras do HIV/Sida em Francistown, a segunda cidade do país, de acordo com a mesma fonte.

Falando durante a cerimónia de entrega das chaves desta estrutura quinta-feira última Francistown, o embaixador norte-americano no Botswana, Earl Miller, declarou que esta iniciativa se inscreve no quadro da necessidade de aumentar o número de laboratórios neste país.

«É claramente necessário alargar e descentralizar os serviços de laboratório às zonas onde a taxa de HIV/Sida é elevada”, declarou Miller.

Francistown e os seus arredores fazem parte dos distritos que beneficiam do apoio do Plano Presidencial de Emergência Norte-americano para a Sida (PEPFAR) e do Ministério da Saúde e Bem-Estar da necessidade, referiu.

O diplomata norte-americano revelou que esta nova estrutura possui serviços de análises química, hematológica, microbiológica, serológica e imunológica, e medidas da carga viral, uma sala de espera para pacientes, um local de armazenamento, uma câmara fria.

A mesma estrutura cobre 18 centros de saúde de Francistown e dos seus arredores. (Panapress)

DEIXE UMA RESPOSTA