“Dos Santos vai manter-se ao volante, com JLO atrás” – Isaías Samakuva

Isaías Samakuva, presidente do maior partido na oposição angolana (DR)

O presidente da UNITA não acredita que a saída de José Eduardo dos Santos da Presidência da República vai corresponder a uma mudança no comando do país. Para Isaías Samakuva, ao manter-se como líder do MPLA, o ainda Chefe de Estado continuará a ditar as ordens, enquanto o sucessor, João Lourenço, permanecerá na rectaguarda.

Numa entrevista à revista francesa Le Point, disponível online, o líder do maior partido da oposição revela que tal como não acredita nos resultados provisórios das eleições gerais de 23 de Agosto, também não confia na transição política no país.

“Na minha opinião, dos Santos não saíra. Ele permanece como presidente do MPLA e é o presidente do MPLA que dirá o que o país deve fazer”, nota Isaías Samakuva.

Segundo o presidente da UNITA, são “o Bureau Político e o Comité Central do MPLA que organizam o funcionamento das coisas”, e, dentro desta dinâmica, “o presidente manifestará as suas preferências”.

Por isso, antecipa Samakuva, “Dos Santos estará sempre ao volante da viatura e João Lourenço ficará sentado no banco traseiro”.

Ainda sobre a anunciada coabitação do futuro Presidente da República – que os resultados provisórios do pleito indicam ser João Lourenço – e do presidente do MPLA, o líder do “Galo Negro” alerta para os potenciais conflitos.

“Se João Lourenço decidir ser ele mesmo, arriscamo-nos a assistir a muitos problemas. Mas como Dos Santos validou a designação de João Lourenço como seu sucessor, penso que nada vai mudar”, sublinha Isaías Samakuva.

Apesar da descrença generalizada em relação à mudança, o presidente da UNITA admite que a mesma poderá ocorrer “se, por outras razões, Dos Santos decidir deixar a presidência do partido”. (Novo Jornal Online)

DEIXE UMA RESPOSTA