Cunene: Sector da saúde intensifica vacinação em áreas rurais

CRIANÇAS NO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO(ARQUIVO) (FOTO: LUCAS NETO)

As autoridades sanitárias da província do Cunene estão a intensificar, nas diferentes zonas rurais dos municípios do Cuanhama, Namacunde e Ombadja, a campanha de vacinação de crianças dos zero a um ano de idade, contra a BCG, Pentavalente, Peneumo, Pólio, Rotavírus, Sarampo e Febre-amarela.

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, à Angop, pelo chefe de Departamento da Saúde Publica e Controlo de Endemias, Félix Belarmino, referindo que esta vacinação regular esta já na última fase das três programadas, com objectivo de aumentar a cobertura da vacinação a todas crianças nessas áreas.

“Estamos a intensificar a vacinação nestes municípios desde Janeiro por notarmos, em 2016, um baixa na cobertura, visto que a nossa meta era atingir 90 porcento, pelo que preferimos reforçar a campanha e, no II trimestre de 2017, notamos um aumento de cobertura”, afirmou.

Explicou que em termos de doses de vacinas, o sector tem o suficiente para responder o número de crianças que forem necessário serem vacinadas, estando envolvidos nesta campanha 24 equipas móveis que actuam nas áreas onde não existem unidades sanitárias.

O sector está a trabalhar na massificação da informação, para que as pessoas consigam identificar casos suspeitos da doença a partir dos sintomas, de acordo com as mensagens passadas nas comunidades.

Félix Belarmino anunciou ainda que, durante o II trimestre deste ano, o PAV imunizou 14 mil e 701 menores de cinco anos de idade, contra pentavalente, 12 mil e 612 contra a pólio, 14 mil e 174 com pneumo, 14 mil e 30 contra rotavírus, 1.951 BCG e 4.908 crianças contra o sarampo. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA