Cunene: Governador entrega meio de transporte ao rei Ombala-ya-mungo

Cunene: Kundi Paihama - Governador Provincial do Cunene. (Foto: José Cachiva)

O governador da província do Cunene, Kundi Paihama, procedeu, sábado, a entrega de uma viatura de ao rei da Ombala-ya-mungo, município de Ombadja, para apoiar as actividades da Ombala.

Na ocasião, Kundi Paihama, disse que a entrega da viatura ao rei Zeferino Hitumua desta localidade de Omabala-ya-mungo, é um gesto de reconhecimento do trabalho importante que as autoridades tradicionais têm exercido junto das comunidades.

Kundi Paihama sublinhou com este meio é mais um problema resolvido na comunidade, pelo que pediu ao rei e aos seus colaboradores no sentido de apoiarem e estarem mais perto da população, procurarem saber dos seus problemas e darem a conhecer as entidades do governo.

Por sua vez, o rei Zeferino Hitumua, agradeceu o gesto do governo, referindo que vai dignificar o poder tradicional junto das comunidades permitindo visitar a Ombala completa em pouco tempo.

Zeferino Hitumua frisou que o meio vai facilitar estar mais próximo das populações mais distantes e identificar os problemas para transmitir as entidades de direito para serem ultrapassadas.

Com uma população estimada em 29 mil e 812 habitantes, a Ombala de Ombala-ya-mungo possui uma superfície territorial de mil e 820 quilómetros quadrados e administrativamente está dividido por nove aldeias. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA