Catorze concelhos do continente em risco ‘máximo’ de incêndio

(DR)

Catorze concelhos dos distritos de Beja, Faro, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra e Santarém apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco ‘máximo’ de incêndio estão os concelhos de Odemira (Beja), Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Marvão (Portalegre), Vila de Rei (Castelo Branco) Ferreira do Zêzere (Santarém), Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos (Leiria) e Pampilhosa da Serra (Coimbra).

O IPMA colocou também em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ todos os distritos de Portugal continental, com excepção de Viana do Castelo, Braga e Porto.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 06:30, Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) dava conta de um incêndio em curso (sem grandes dimensões) e sete em fase de conclusão.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Norte até meio da tarde e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde, e nas terras altas.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 28 graus Celsius, no Porto entre 13 e 23, em Braga entre 11 e 25, em Viana do Castelo entre 13 e 22, em Vila Real entre 11 e 26, em Bragança entre 10 e 26, em Viseu entre 11 e 26, na Guarda entre 10 e 24, em Coimbra entre 11 e 26, em Aveiro entre 15 e 22, em Leiria entre 12 e 24, em Castelo Branco entre 15 e 31, em Santarém entre 14 e 30, em Portalegre entre 17 e 30, em Évora entre 14 e 32, em Beja entre 14 e 33, em Setúbal entre 15 e 30 e em Faro entre 20 e 34. (Observador)

por Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA