Angola participa na Feira de Arte em Joanesburgo

Joanesburgo, África do Sul. Foto (DR)

A Galeria Mov’art estará presente na 10ª edição da Feira de Arte “FNB Joburg Art Fair”, a decorrer de 8 a 10 deste mês, em Joanesburgo, África do Sul.

Esta informação foi prestada hoje, terça-feira, em conferência de imprensa, pela directora da instituição Janire Bilbao, tendo referido que a galeria será representada por dois quadros dos artistas plásticos Thó Simões que representam os pastores Himba, nómadas provenientes do sul de Angola.

De acordo com a interlocutora, a artista plástica Keyezua vai marcar a sua presença com duas máscaras e dois quadros de fotografias da mesma, denominado “Fortia” que significa força em Latim, um projecto de arte produzido com materiais reciclados retratando a deficiência física de forma digna.

Para Thó Simões, as duas obras artísticas que vão participar no projecto são o resultado dos últimos trabalhos desenvolvidos na região do sul de Angola, em que há uma simbiose entre os nómadas daquela região da cultura Himba e a cultura moderna da rua.

Por seu turno, a artista Keyezua informou que as peças foram concebidas com auxílio do artista plástico Tito Cruz, no qual descreve situações vivida pelos autores.

A “FNB Joburg Art Fair”, evento de arte visual que acontece anualmente, terá também nesta edição a presença de amantes de arte locais e internacionais, bem como artistas, promotores e coleccionadores, e contará com 60 exposições entre 5 categorias, incluindo arte contemporânea e moderna, apresentações a solo, edições limitadas e plataformas de arte.

As galerias e organizações seleccionadas este ano são provenientes de 12 países do continente africano, Europa e Estados Unidos. Angola será representada pelo “Espaço Luanda Arte (ELA)”. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA