Angola na 45ª reunião ordinária do comité de governadores dos Bancos Centrais da SADC

Valter Filipe Duarte da Silva - Governador do BNA (Angop/Francisco Miudo)

Angola participa, a partir de hoje até dia 16, em Mahe, República das Seicheles, na 45ª Reunião Ordinária do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais (CCBG) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A comitiva angolana é chefiada pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe da Silva e integra directores e técnicos do Banco, soube a Angop através de uma nota de imprensa do Banco Central.

A reunião tem por objectivo debater a questão da transformação económica dos países da Região da SADC, análise das políticas macroeconómicas, desenvolvimento do comércio e investimento na região, sistema de pagamentos, questões ligadas aos mercados financeiros, supervisão bancária e tecnologias de informação e comunicação.

Este encontro visa também fortalecer os laços de cooperação, a obtenção de conhecimento e reforçar o intercâmbio entre o BNA e os seus congéneres deste bloco regional.

No decorrer da reunião, o governador do Banco Nacional de Angola manterá encontros bilaterais com os seus homólogos, com destaque para o governador do Reserve Bank da África do Sul, para o reforço das relações e abordar os temas de correspondência bancária, bem como com os governadores da Tanzânia, Zâmbia e Namíbia.

O CCBG foi instituído em 1995 para suprir a necessidade de uma estrutura especializada para promoção e estreitamento da cooperação entre os bancos centrais da SADC.

São membros de pleno direito do CCBG, 15 países, nomeadamente, África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Seicheles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA