Afrobasket2017: Angola com quatro estreantes e sete campeões

TUNISIA/AFROBASKET 2015 BANCO DE ANGOLA (FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS)

O base-extremo Leandro Conceição, os extremos Gerson Lukeny e Roberto Fortes, o poste Sílvio Sousa são os estreantes da selecção nacional em fases finais do Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol (Afrobasket).

De 8 a 16 deste mês vai decorrer a 29ª edição da prova continental, em Dakar (Senegal) e Tunis (Tunísia). Os quatro terão oportunidade de “escrever” o nome no maior palco continental e quiçá de subir ao pódio

Hoje, em Dakar (Senegal), caso seja opção técnica, os jogadores poderão, pela primeira vez, participar no maior evento continental da modalidade.

Dois já disputaram africanos, mas nos escalões jovens, tratam-se de Gerson Lukeny e Sílvio Sousa, com o segundo a sagrar-se campeão continental. Ambos chegam no momento certo a equipa principal, algo previsível, tendo em conta o desempenho de cada um.

Roberto Fortes e Leandro Conceição, ao contrário dos dois jovens, não era previsível, apesar da “brilhante” que efectuaram, com o primeiro a sagrar-se campeão nacional pelo Libolo e o segundo a despontar no basket português, ao serviço do Galitos FC. No entanto, além da idade, ocupam posições muito concorridas.

Fortes, em particular, tem a oportunidade de mostrar que os anteriores seleccionadores estavam enganados, depois de ter sido dispensado de três pré-selecções para o Afrobasket.

O grupo conta também como sete atletas que já foram campeões continentais, tornando Angola das selecções mais experientes na prova. Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Armando Costa, todos com quatro títulos cada, Felizardo Ambrósio (3), Leonel Paulo (2) e Reggie Moore (1).

Yanick Moreira não é estreante em Afrobasket’s, mas também não tem qualquer título. Disputou a prova em 2015, em que Angola ficou na segunda posição. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA