Actividades religiosas marcam 353º aniversário da Paróquia da Nazaré

CULTO ALUSIVO AO ANIVERSÁRIO DA IGREJA DE NAZARÉ (FOTO: PEDRO PARENTE)

Várias actividades religiosas e sociais estão a decorrer desde o início do mês para saudar o 353º aniversário da fundação do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré de Luanda, a ser celebrado a 8 de Setembro.

Segundo uma nota da organização chegada hoje à Angop, o programa a decorrer sob o lema “Com Maria de Nazaré, fortaleçamos a paz e a reconciliação entre as famílias”, envolve diversas acções, como uma Novena de Acção de Graças, iniciada a 2 de Setembro e que vai até 10 do corrente mês.

Conta ainda das actividades, para sexta-feira (8), uma Procissão de Velas, que percorrerá a Avenida Gamal Abdel Nasser, a partir do Museu de História Natural até a sede paroquial.

Já no sábado, será realizada uma missa e embelezamento da igreja, para no domingo, ser celebrada outra missa campal, a ser presidida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, data do século XVII, fundada em 1664 e construída sobre as águas por André Vidal de Negreiros, como forma de agradecer a Deus por ter aportado o mar angolano depois de longa turbulência na viagem do Brasil para Angola.

André Vidal, artífice da libertação do Brasil do jugo holandês e governador de Angola na época, mandou edificar a Ermida em sinal de acção de graças.

Localizada na Marginal de Luanda, a Igreja da Nazaré tem o seu interior decorado com azulejos, retratando milagres e histórias como a Batalha de Ambuila, o naufrágio que motivou a construção da Ermida, as imagens de Nossa Senhora da Nazaré e da Santa Ifigénia da Etiópia.

A Igreja da Nazaré é desde 1922 classificada como Monumento Histórico Nacional. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA