Opositor russo libertado após quatro anos e meio de prisão

opositor russo Serguei Udaltsov, um dos líderes dos protestos de maio de 2012 (DR)

O opositor russo Serguei Udaltsov, um dos líderes dos protestos de maio de 2012 contra o Kremlin, foi hoje libertado após cumprir uma pena de quatro anos e meio de prisão.

“Saiu hoje em liberdade Serguei Udaltsov, que passou quatro anos e meio na prisão após ser acusado de ‘organizar desordens públicas massivas’ em Moscovo em maio de 2012″, anunciou a mulher do opositor, Anastasia Udaltsova, através da rede social Facebook.

Udaltsov, que passou três anos numa cadeia e ano e meio em prisão domiciliária, vai dar uma conferência de imprensa na próxima quinta-feira.

Leonid Razvozhaev, outro dos organizadores das manifestações de maio de 2012, saiu em liberdade em abril último, depois de mais de quatro anos preso.

O protesto de 06 de Maio de 2012 — contra os resultados das eleições presidenciais de março desse ano, ganhas pelo atual Presidente russo, Vladimir Putin – resvalou em violentos confrontos entre manifestantes e polícia, resultando em mais de 400 detenções.

As autoridades russas abriram uma investigação e acusaram de diversos crimes aproximadamente 30 opositores, dos quais nove foram condenados a penas de prisão efectiva. (Diário de Notícias)

por Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA